Lançada XII Caminhada pela Acessibilidade

0
89

Foi lançada na manhã desta quinta (26), no auditório da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), a XII Caminhada pela Acessibilidade com o tema “Transporte Acessível para Todas as Pessoas com Deficiência”.

A Caminhada foi idealizada pela Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft) e realizada em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) e demais entidades das pessoas com deficiência do Piauí.

A presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), Amparo Sousa, explica que o tema desta edição da caminhada foi pensado para chamar a atenção das autoridades para a melhoria da acessibilidade no transporte para as pessoas com deficiência, isso porque sem transporte acessível, as pessoas com deficiência não terão acesso aos demais direitos garantidos constitucionalmente.

Neste ano, a caminhada acontecerá no dia 9 de junho, no Dia Estadual da Pessoa com Deficiência. O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, fala que a caminhada busca promover a conscientização da sociedade. “Queremos que toda a sociedade saiba o quanto a acessibilidade é importante na vida da pessoa com deficiência”, destaca o gestor.

Pamela Silva, que é cadeirante e representante da Associação dos Cadeirantes de Teresina (Ascante), já participou de quatro edições da Caminhada pela Acessibilidade e fala sobre sua expectativa para esta edição. “Estou bastante ansiosa para participar de mais uma caminhada. Sei a importância que ela tem para todos nós, pessoas com deficiência e queremos conscientizar toda sociedade sobre a questão da inclusão e da acessibilidade”, frisa.

A concentração para a caminhada será na Avenida Raul Lopes, às 15h, nas imediações da Ponte Estaiada, e seguirá até ao Parque Nova Potycabana, onde uma programação especial foi preparada para receber as pessoas. O evento contará com apresentações artísticas e musicais.

Fonte: pi.gov.br

Deixe uma resposta