II ExpoTeresina será realizada com o apoio da Prefeitura

0
22

A Prefeitura de Teresina será parceira de várias associações de criadores do Piauí na realização da II ExpoTeresina. Importante evento agropecuário da capital, vai acontecer no período de 20 a 24 de junho, no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde (zona Sudeste). O lançamento oficial do evento está marcado para o próximo dia 10, às 11h, no Salão Nobre da Prefeitura.

O prefeito Firmino Filho destaca o engajamento das secretarias municipais a fim de garantir toda a estrutura necessária para os expositores. “Temos interesse em estarmos juntos, firmando essa parceria na realização da ExpoTeresina. Atualmente, nossa cidade possui o melhor material genético em pelo menos cinco raças de animais e isso faz com que o evento se torne um dos mais importantes na área agropecuária para a capital e para o Estado”.

O presidente da Associação Piauiense de Criadores de Gadu Zebu (APCZ), André Nogueira, ressalta que, em todos os segmentos, o Piauí tem animais campeões em exposições nacionais, que pertencem às centrais de inseminação. São as raças de gado Nelore e Leiteiro; cavalo Mangalarga Machador; ouvinos e caprinos da raça Dorper e Anglo Nubiano. Então, é isso que temos de melhor para colocar à disposição dos criadores, pois esse material contribui para a melhoria dos rebanhos”.

Nogueira acrescenta ainda que o foco desse evento é a disseminação de tecnologia de reprodução através dos parceiros da ExpoTeresina, a exemplo da Universidade Federal do Piauí, Embrapa, Faepi e Emater. “Teremos também a disponibilização de material genético, que os criadores de Teresina irão apresentar aos criadores de todo o país visitantes da feira”.

Além da exposição e comercialização de animais valiosos e divulgação do potencial agropecuário do Piauí, durante a feira serão realizados leilões, vaquejadas, feira de artesanato, cursos, palestras e campeonatos.

Outro destaque na ExpoTeresina é o II Arraiá dos Municípios, que acontece paralelamente. A campeã da competição irá representar o Piauí no festival nacional organizado pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confrebaq).

Participam da ExpoTeresina:

Associação Piauiense de Criadores de Gadu Zebu (APCZ);

AVAPI – Associação dos Vaqueiros Amadores do Piauí;

APICCOVI-Associação Piauiense Criad Caprinos Ovinos;

Associação de Criadores de Bovinos Curraleiros Pé-Duro;

APCC – Associação Piauiense dos Criadores de Cavalo;

Núcleo Piauiense De Criadores De Cavalo Mangalarga Marchador;

Associação dos Criadores de Suínos do Piauí.

portalpmt.teresina.pi.gov.br

Deixe uma resposta