Teresina é selecionada para receber 300 mil euros do Fundo Europeu para o Clima

0
25

Teresina foi uma das cidades selecionadas para receber 300 mil euros do Fundo Europeu para o Clima. O anúncio aconteceu durante o encontro do prefeito Firmino Filho com o embaixador da França, Michel Miraillet, na 73º Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, que acontece até quarta-feira (9) em Niterói (RJ).

 

O recurso é proveniente de uma iniciativa da União Europeia (UE), através da qual são destinas verbas para países da América Latina a fim de que eles utilizem o financiamento no combate aos efeitos das mudanças climáticas.

O projeto que possibilitou a capital ser selecionada pelo Fundo Europeu para o Clima foi o ‘Observatório da Mobilidade: blockchain para a co-gestão do transporte público’, desenvolvido, de forma pioneira, pelo corpo técnico da Prefeitura de Teresina. O objetivo é aproximar a sociedade de processos de tomada de decisão na área de transporte.

Este projeto piloto propõe o uso da tecnologia Blockchain, que funciona através da ação conjunta de vários órgãos municipais para gerenciar dados e processos relativos à operação dos serviços de transporte coletivo por ônibus.

Como resultado da aplicação desse projeto, são esperados os seguintes resultados:  aumento da confiabilidade entre os atores envolvidos no sistema de transporte e melhora da imagem do serviço; compartilhamento de responsabilidades pelo bom funcionamento do transporte público e aumento de sua eficiência; e que a priorização do transporte público tenha impacto na redução da emissão de gases de efeito estufa.

Créditos: Semcom

Deixe uma resposta