No Dia do Gari, Cmei Thereza Cristina homenageará profissionais da limpeza

0
24
O Centro Municipal de Educação Infantil Thereza Christina irá realizar uma homenagem toda especial aos garis. Eles são responsáveis pela coleta do lixo das residências, indústrias, edifícios e também pela limpeza e a conservação das vias públicas. A atividade faz parte das ações do Projeto ‘Gari, mãos que enobrecem. Veja estou aqui!’, desenvolvido na escola.

Com o tema ‘Os pequenos e os seus amigos Garis’, as crianças realizarão um momento todo especial nesta próxima quarta-feira (16), às 14h, com o objetivo de valorizar a importância desses profissionais e ensinar para os pequenos sobre os cuidados e importância da coleta de lixo e reciclagem para nossa cidade.

Na ocasião as crianças participarão de oficina de material reciclado, aprenderão sobre a coleta seletiva no local adequado com a ajuda de vídeos e do boneco Pevinho e equipe da Semduh, além de mostra exitosa das atividades realizadas através de uma feira de brinquedos reciclados, declamação de poesias e uma caminhada de valorização aos garis.

Segundo Raimunda Soares, gestora do Cmei, a escola desenvolve diversas ações sobre várias profissões, para conscientizar as crianças sobre a importância de cada uma.

“Os garis realizam um trabalho essencial não só para garantir o bem estar da população, mas, sobretudo a saúde de todos os moradores. Eles são profissionais imprescindíveis no dia a dia das cidades brasileiras e que por muitas vezes ficam tão invisíveis aos olhos da nossa sociedade”, diz

A gestora salienta ainda que “observamos que poucas pessoas dão a eles o real valor” e acrescenta que,  “se formos analisar, quando vamos ao médico, dentistas, entre outros profissionais, sempre agradecemos o serviço”, para em seguida indagar:  “E quantas vezes paramos para dizer obrigado ao gari?

“A verdade é que não agradecemos a esses profissionais. Daí a ideia de realizar essa homenagem, valorizando o trabalho dessa categoria”, explica a gestora.

O Dia Nacional do Gari é comemorado em 16 de maio, através do Projeto de Lei 1347/2011, da Câmara dos Deputados.

Curiosidade

De acordo com o projeto de lei da Câmara dos Deputados, a denominação profissional “gari” é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que em 1876 assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época.

Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos o nome se generalizou pelo Brasil. Assim foi instituído em 1962, através da Lei Estadual 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o Dia do Gari, cuja primeira comemoração foi em 16 de maio de 1963.

Fonte: Semcom

Deixe uma resposta