Pint of Science: conversas sobre ciência movimentam bares em Teresina

0
16
Palestras do Pint of Science em Teresina (Ascom Sedet)

O Pint of Science Teresina reuniu um grande público de apaixonados por ciência, nessa terça-feira (15), no Medalhão do Chef e RamBeer – Cervejaria Artesanal, com os cientistas Marcos Antônio Tavares Lira, Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro e Ney Rômulo de Oliveira Paula. O evento ocorre simultaneamente em vários países e em mais de 50 cidades brasileiras, sendo que é a primeira vez que todas as regiões sediam o projeto. A ideia é popularizar a ciência e debater novas descobertas com o público em geral, tudo de forma leve e descontraída.

No Medalhão do Chef, a palestra ficou por conta dos pesquisadores Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro e Ney Rômulo de Oliveira Paula, com o tema “O que a Ciência pode contribuir para melhorar seu tira-gosto de Carneiro Desossado?”.  A pesquisa tem o objetivo de identificar que o consumo da carne, típica da região, merece sair da informalidade e alavancar os negócios, beneficiando a exploração da caprinocultura do Piauí.

“Nessa pesquisa, mostramos que com um bom planejamento nutricional e reprodutivo, teremos uma carne de qualidade. Precisamos sair da informalidade no que diz respeito à caprinocultura, tratando o assunto com mais profissionalismo. Certamente, isso vai deixar marcas positivas para o mercado piauiense, até chegar no consumidor”, avalia a pesquisadora Ana Lys Bezerra.

Já no RamBeer – Cervejaria Artesanal, os participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias com o estudioso Marcos Antônio Tavares Lira, que trabalhou a proposta “Sol a pino e de vento em popa: cenários e perspectivas para energias renováveis”. Segundo o pesquisador, o Piauí tem um grande potencial e um cenário animador para a prospecção do setor.

“O nosso estado possui um papel estratégico no que se refere à produção de energia renovável. Apresentei um esboço dos principais aspectos e, sobretudo, como o Piauí foi elevado à categoria de um dos maiores produtores no setor, fazendo um resgate histórico, tudo em um clima divertido”, destaca o cientista.

O coordenador do Pint of Science, Francisco Soraes, avalia que o evento em Teresina está sendo um sucesso e traz um público não somente universitário. “A segunda edição da iniciativa superou as nossas expectativas e ratifica que o público tem interesse em conhecer um pouco mais do científico. As descobertas precisam chegar ao conhecimento de todos de forma simples para o seu compreendimento. Estamos felizes com a boa aceitação do público”, explica o coordenador.

O Pint Of Science é uma realização  do Centro Unificado de Inovação Aplicada (Cuia), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), por meio Superintendência de Ciência e Tecnologia.

Nesta quarta-feira (16), a partir das 19h, é o último dia de Pint of Science, que traz a seguinte programação:

RamBeer – Cervejaria Artesanal

Endereço: Rua Visconde da Parnaíba, 1317- Bairro Ininga – Tel.: 3085-5333
Palestra: Pesquisa & Inovação: da ideia ao mercado
Palestrante:  Lívio César Cunha Nunes

Medalhão do Chef

Endereço: Av. N.S. de Fátima, 1782 – Bairro de Fátima- Tel.: 3085-4334
Palestra: A ciência dos plásticos eletrônicos
Palestrante:  Alexandre de Castro Maciel

Fonte: Isabel Monteiro / pi.gov.br

Deixe uma resposta