Prefeitura entrega nova unidade de saúde à comunidade do Real Copagre

0
21
Créditos: Rômulo Piauilino

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), inaugurou nesta sexta-feira (18) a Unidade Básica de Saúde Prof. Dr. Raimundo Nonato do Rêgo Medeiros, no bairro Real Copagre, zona Norte da capital.

“É uma alegria estar presente na entrega de uma obra da Atenção Básica. Todos nós sabemos que para que possamos construir um sistema que garanta a saúde como direito precisamos priorizar a Atenção Básica. O SUS, quando foi criado, foi espelhado em vários sistemas, como o atendimento universal e integral, mas ele só se sustenta diante das tecnologias modernas e dos custos crescentes da saúde, se for alicerçado em uma atenção básica em saúde forte. E é isso que temos buscado fazer em Teresina desde a década de 90. Hoje temos 262 Equipes de Saúde da Família espalhadas nas nossas várias UBSs. Essa diretriz da construção da saúde pública precisa ser respeitada e é isso que estamos buscando. Ao todo, 56 UBSs foram entregues nos últimos anos, sendo ampliadas ou construídas, para atender o modelo e prerrogativas do Ministério da Saúde”, afirmou o prefeito.

A nova UBS do Real Copagre conta com quatro Equipes de Saúde da Família, que atendem as comunidades dos bairros Real Copagre, parte da Primavera e parte do Aeroporto, beneficiando cerca de 16 mil pessoas. O investimento na obra foi de R$ 982.535,32.

A UBS tem cinco consultórios médicos, seis consultórios odontológicos, uma sala de procedimentos, duas salas internas de espera, uma sala de vacina, uma sala de inalação, uma sala de curativos, uma sala de coleta, uma sala de atividades coletivas, uma farmácia, uma sala de marcação de consultas, sala de esterilização, expurgo, almoxarifado, copa, sala da administração, área descoberta, playground, jardim, área coberta para atividades, depósito de resíduos comuns, depósito de resíduos reciclados, depósito de resíduos contaminados, estacionamento e área externa para embarque e desembarque de ambulância.

“Não há nenhuma outra área da Prefeitura que tenha recebido tanta atenção quanto a área da saúde. Quando a gente compara as capitais brasileiras, é importante perceber que nenhuma aplica tantos recursos em saúde quanto a Prefeitura de Teresina. Nenhuma capital do Brasil, da sua receita corrente líquida gasta 36% com a área da saúde. Nenhuma capital do Nordeste tem uma rede de assistência à saúde tão grande e tão complexa quanto a Prefeitura de Teresina”, disse Firmino Filho.

Familiares e amigos do homenageado estiveram presentes na inauguração, além de vereadores e populares.

Fonte: portalpmt

Deixe uma resposta