Alunos da rede municipal visitam Museu de Arqueologia e Paleontologia

0
28

Cerca de 80 alunos da Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho participaram do projeto Pesquisa de Campo, realizando uma visita ao Museu de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A visita integra as atividades das disciplinas de história, ciências, geografia, língua portuguesa e artes ministrada pelos professores Francivaldo Alves dos Santos, Chavier, Simone, Ana Caroline, Tiago e Natanael.

De acordo com os professores, a visita teve o objetivo de possibilitar aos alunos uma vivência na investigação científica por meio da observação da teoria com a prática. “Foi nosso objetivo também propiciar o contato com o legado cultural e histórico, que possuem valor imensurável para a História e para a humanidade”, esclarece.

Durante a visita, os alunos conheceram o novo acervo que contem fósseis e vestígios arqueológicos encontrados em diferentes regiões do Piauí. Os estudantes também participaram de palestra ministrada pelo representante do museu, que abordou sobre o passado do Estado, começando pelas rochas e minerais mais antigos do Piauí, passando pelos fósseis das principais eras geológicas até chegar aos vestígios arqueológicos, também organizados dos mais antigos aos mais recentes.

Para o professor Francivaldo Alves dos Santos, o passeio pelo museu possibilitou aos alunos o contato com a cultura e patrimônio histórico da região. “Durante a visita, os estudantes descobriram inúmeros registros de inscrições e gravuras rupestres e uma infinidade de ossadas de animais extintos da mega fauna, além de conciliarem a teoria com a prática e troca de conhecimentos”, relata.

Fonte: Semcom

 

Deixe uma resposta