Educação de Teresina lança novo currículo

Evento contou com palestra do Prof. Dr. Chico Soares

0
35
Crédito: Ascom/Semec
O Professor Doutor Chico Soares, um dos maiores especialistas brasileiros em avaliação e medidas educacionais, esteve em Teresina para o lançamento oficial do novo currículo da Rede Municipal de Ensino, que aconteceu hoje (09), no auditório da Justiça Federal. A capital piauiense sai mais uma vez na frente, sendo a segunda do país a atualizar seu currículo à luz da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 
O documento traz o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica. Em Teresina, ele foi construído de forma plural durante o ano de 2018, com grupos de trabalhos organizados por disciplinas e orientados por assessores externos. Professores, estudantes, pedagogos, diretores de escolas e sociedade em geral também puderam contribuir com o novo currículo, através de consultas públicas disponibilizadas na internet.
 
“Foi um trabalho de muitas mãos e vai fazer toda a diferença nos avanços que estamos planejando adiante”, comenta Celina Lira, coordenadora executiva da reformulação do currículo no município. Ela explica que o novo currículo destaca aspectos importantes que farão parte do aprendizado dos alunos nos próximos anos, como o uso da tecnologia e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
 
O especialista Chico Soares elogiou o patamar conquistado pela educação do município e trouxe contribuições para os próximos passos. “Teresina ainda tem muito a crescer, mas o que a diferencia das demais capitais é o quanto o estudante pobre aprende. Essa é a equidade que a educação busca, não deixar ninguém para trás, todos com o mesmo direito de aprender”, declarou.
 
Para a professora Sanilde Maria Macêdo, que participou do Grupo de Trabalho de História, o sentimento é de protagonismo. Ela, que foi aluna de escolas municipais e hoje contribui como docente da Escola Municipal Bezerra de Menezes, reafirmou o compromisso com a educação. “Foi uma experiência incrível, senti que somos protagonistas do ensino, porque fomos todos nós que fizemos o currículo da cidade. Isso me enche de orgulho”, disse.
 
O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, agradeceu a equipe que trabalhou no processo de reformulação e pontuou a importância de receber o palestrante no evento. “Temos um currículo pronto, completo, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, para isso foi essencial ouvir a análise do professor Chico Soares, que nos dá uma luz sobre como ir além”, afirmou.
 
O documento reformulado está disponível na página da Secretaria Municipal de Educação (Semec) na internet e também será distribuído nas unidades de ensino. As equipes escolares participarão de capacitações para se apropriarem das atualizações e já começarem a implementar as novidades em 2019.
Fonte: Ascom/Semec
 
 

 

Deixe uma resposta