SEMAM realiza monitoramento da situação climática de Teresina

0
50
Crédito: Ascom/Semam
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) vem realizando diariamente o agrupamento de dados sobre o monitoramento da situação climática de Teresina, analisando parâmetros como nível dos rios Parnaíba e Poti, precipitação acumulada, temperatura máxima e mínima, umidade do ar, direção e intensidade dos ventos, ocorrências de queimadas e alertas de eventos meteorológicos severos.

Segundo o secretário da SEMAM, Olavo Braz, esse trabalho é apenas um passo de um projeto maior que o órgão pretende realizar. “Estamos com um processo em andamento para criação de um Observatório de Mudanças Climáticas, que será instalado no Parque da Cidade. Então esse trabalho de agrupar informações coletadas é uma pequena amostra do que está por vir”, explica o gestor.

De acordo com o tecnólogo em Geoprocessamento, responsável por esse trabalho de monitoramento, Felipe Riedel, esses boletins diários estão sendo feitos com o suporte de informações provenientes de algumas plataformas, a exemplo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – Programa Queimadas – Apoio Ministério do Meio Ambiente.

Para ter acesso aos boletins, basta acessar a página eletrônica da SEMAM.

Fonte: Ascom/Semam

Deixe uma resposta