Você sabia que nossas preferências musicais podem refletir positivamente no tratamento do indivíduo em musicoterapia? E o que é musicoterapia? A musicoterapia é uma forma de terapia que estuda as potencialidades da música no corpo humano. Trabalha os efeitos que as ondas sonoras causam no corpo e as associações mentais que as músicas despertam.
“Todos nós possuímos um id sonoro ( é um identidade sonora) ou seja temos uma playlist de músicas que gostamos e que de uma certa forma retratam algumas vivência nossa e essa playlist pode ajudar durante um tratamento musicoterapeutico”, explicou a musicoterapeuta Virgínia Noleto, que já atua na área há dois anos.
E, ao contrário do que se pensa, a musicoterapia só pode ser exercida por um profissional habilitado e preparado. “Há uma falta de conhecimento da área por parte da sociedade. A musicoterapia é um tratamento que está começando a ser conhecido atualmente. O único ponto que destaco é que por falta de conhecimento algumas pessoas pensam que qualquer pessoa formada em música pode fazer musicoterapia o que é inviável”, ressaltou.
A música ativa o sistema límbico (região do cérebro responsável por emoções, afetividade e comportamentos sociais). Desse modo, ela é capaz de contribuir para a socialização e aumentar a produção de endorfina. Esses motivos são alguns pelos quais a musicoterapia também é muito indicada no tratamento de depressão, estresse, ansiedade e outras demandas que a pessoa possa apresentar.
A profissional explica a importância da musicoterapia no tratamento com pessoas com ansiedades e outros transtornos psicológicos:”Tive uma paciente que sofria com ansiedade. Ela tinha insônias, acordava no meio da noite agitada, e ela sofria muito com isso. Fizemos as 10 sessões e seu avanço foi significativo. A musicoterapia foi extremamente importante para sua reabilitação”,.disse.
E continuou: “A Musicoterapia é uma terapia paliativa ou seja um tratamento complementar que utiliza a música e seus elementos para benefícios na área da saúde, além disso, possibilita vários benefícios, vai depender da demanda mas citarei alguns deles: Ativa diversas regiões do cérebro tais como o hipotálamo, Regula a temperatura, Estimula o bom humor , Melhora a concentração da memória ,Reduz estresse”, enfatizou.
Porém, antes de procurar um tratamento de musicoterapia, vale lembrar que ” é muito importante saber o motivo da procura e também os benefícios ditos pelo musicoterapeuta para a demanda apresentada durante a procura”, orientou a profissional de musicoterapia.
Por Ismênia Teles
