
O Poder Judiciário do Estado do Piauí retomou, esta semana, a realização presencial dos casamentos comunitários. O propósito desses matrimônios é legalizar casai com baixa renda que vivem ou não maritalmente. A meta do projeto Justiça Itinerante para essa jornada é realizar 25 casamentos por dia. As cerimônias estão acontecendo de segunda a sexta-feira respeitando as medidas protetivas ao Covid-19.
A celebração desta segunda-feira foi realizada pelo juiz de Direito Thiago Brandão, que comentou a respeito das cerimônias: “como o Tribunal passou um tempo, digamos, impedido de realizar esses casamentos de forma presencial, as pessoas perguntavam muito quando seriam retomados, então, no dia de hoje o TJ retoma esse serviço da Justiça Itinerante e a realização desses casamentos, o que ajuda muito a aproximação do serviço judiciário do cidadão”. “É mais um passo nessa retomada gradual que o Poder de Justiça vem dando aos seus serviços presenciais”, afirma.
Nayra Maria Rodrigues e Jaguina Gomes celebram a união concretizada através do projeto. Vivendo juntas há 7 anos, falaram de como foi essa experiência. ” Graças ao casamento comunitário tivemos a oportunidade este ano de realizar o sonho de poder concretizar nossa união. Vínhamos planejando há algum tempo, mas não conseguíamos efetivar a oficialização; com esse projeto tivemos a oportunidade de realizar”, declararam.
O projeto pretende realizar cerca de 150 casamentos até a próxima sexta-feira.
Justiça Itinerante
O programa Justiça Itinerante leva cidadania e inclusão social à população hipossuficiente do interior e da Capital por meio da descentralização de serviços extrajudiciais e outros oferecidos pelos diversos parceiros do programa.
TJ/PI