Semcaspi apresenta benefícios oferecidos às famílias alagadas aos ministros

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) acompanhou as visitas dos ministros Ciro Nogueira, da Casa Civil e de João Roma, da Cidadania, à zona Norte de Teresina, nas regiões alagadas. O prefeito Dr. Pessoa esteve presente na visita e solicitou apoio ao Governo Federal.

A comitiva iniciou com a recepção dos ministros no Aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portella, seguindo nas ruas da Vila Apolônia, no Bairro São Joaquim; e na Escola Municipal Domingos Afonso, que está servindo de alojamento para famílias desabrigadas. O encerramento das visitas aconteceu na obra da galeria da Homero Castelo Branco, localizada na zona Leste.

Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a presença dos ministros nas áreas atingidas pelas enchentes reforça o conhecimento de campo da real situação das famílias.

“Acompanhado do prefeito e das demais autoridades, os ministros viram de perto o contexto de moradia destas famílias e como estão sendo alojadas e acolhidas por nós, enquanto Prefeitura. A Semcaspi, em parceria com a SAAD Norte e a Defesa Civil, tem cumprido seu papel que é de oferecer a assistência, com o Programa Cidade Solidária e os Benefícios Eventuais, de acordo com a necessidade de cada família, estando nos abrigos ou com alguma família acolhedora”, esclareceu o secretário.

João Roma, ministro da Cidadania, garantiu que irá disponibilizar recursos para fortalecer a assistência oferecida às famílias que tiveram de sair de suas casas.

“Cerca de três escolas estão servindo de abrigo para as pessoas que ficaram impedidas de habitar suas casas. O Ministério da Cidadania tem recursos para fazer o acolhimento dessas famílias. Situações como estas que estamos trabalhando juntos, somando esforços para dar resposta necessária, oferecendo acolhimento e dignidade a estas famílias, para que elas consigam atravessar este momento de calamidade”, pontuou o ministro da Cidadania.

Aline Teixeira, secretária executiva do SUAS/Semcaspi, esclarece que após o cadastro das famílias, realizado pela Defesa Civil e SAAD Norte, a Semcaspi fará a inserção destas pessoas nos auxílios, segundo a demanda.

“Nós iremos visitar estas famílias, seja no abrigo ou na casa da família acolhedora, para identificar as necessidades que elas estão passando e prosseguir com os atendimentos. Desde a inserção no Programa Cidade Solidária e nos Benefícios Eventuais, como cestas básicas, kit de acolhimento, kit de higiene e limpeza”, explicou.

Visita 1

Deixe um comentário

Veja também...