Nesta segunda-feira, 14 de março de 2022, o prefeito de Teresina (PI), Dr. José Pessoa Leal, publicou no Diário Oficial do Município um decreto que revoga o estado de calamidade pública no sistema de transporte público da cidade, anunciado em 28 de outubro de 2021.
Após o anúncio, o município tinha o prazo de 180 dias para solucionar o problema. Até então, com este decreto, eram permitidas ações emergenciais públicas para inclusão de outras empresas para realizarem as operações de transporte na cidade, a fim de não afetarem o transporte dos usuários.
“O Decreto 22.212 revoga o Decreto nº 21.640, de 28 de outubro de 2021, que ‘Declara Estado de Calamidade Pública e determina a Intervenção Administrativa na prestação do Serviço de Transporte Coletivo Urbano no Município de Teresina e assume a operação, na forma que especifica’”, diz um dos trechos do documento.
HISTÓRICO
Em 2021, Teresina (PI) teve a crise no transporte público agravada. A situação teve início ainda em 2017, quando o Setut (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina) afirmou que a arrecadação das empresas de transporte teve uma queda brusca devido à diminuição do número de passageiros.
Por conta desta crise, diversos problemas afetaram os funcionários e, consequentemente, os usuários.
Paralisações por conta de atrasos de salários e outros transtornos foram realizadas em outubro de 2021.
Diário do Transporte