Cinco pessoas foram executadas a tiros, por volta das 22h21min do último sábado (14), quando estavam ingerindo bebidas em uma distribuidora, na Rua Magalhães Barata, no bairro São Francisco, na cidade de Altamira, no Pará, dentre elas, o piauiense Alcides da Costa Araújo Neto, conhecido como Cida, 56 anos, que é de José de Freitas-PI, onde ele morou durante vários anos com os seus pais Chico Zuza e Alvina, na Rua Francisco Mendes, próximo ao Estádio Jacob Sampaio Almendra.
Os autores da chacina foram dois homens ainda não identificados pela polícia, que chegaram ao estabelecimento e efetuaram vários tiros contra as vítimas, dentre elas, o piauiense Cida, que era carpinteiro e que há vários anos morava e trabalhava em Altamira. Cida esteve visitando os familiares em José de Freitas-PI, em dezembro de 2021 e retornou para Altamira em janeiro de 2022. Ele deixou 3 filhas.
O clima era tranquilo e a movimentação tanto na rua, quanto no próprio estabelecimento, estava fraca, até o momento em que os dois homens armados surgem, abrindo fogo em direção aos clientes e funcionários sem oferecer qualquer chance de defesa para as vítimas. São dois homens: um estava vestindo um uniforme de segurança, enquanto o outro usava um boné vermelho, com camisa preta e bermuda branca. Eles efetuaram os disparos sem parecer ter um alvo específico, perseguindo e descarregando toda a munição possível.
Imagem: Reprodução Redes Sociais
Alcides da Costa Araújo Neto, conhecido como Cida.
Ao todo, 8 pessoas teriam sido baleadas, sendo que três pessoas morreram no local e outras cinco foram socorridas: três para o Hospital Regional da Transamazônica, em estado grave, e duas pessoas, atingidas nas pernas, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Durante a madrugada, duas das vítimas, que foram encaminhadas para o Hospital Regional, não resistiram e foram a óbito, somando até o momento cinco mortes. As outras vítimas continuam internadas.
Veja como ficaram as vítimas após o tiroteio na distribuidora de bebidas.
As vítimas foram identificadas como sendo Alcides da Costa Araújo Neto, que é José de Freitas-PI, e que morava em Altamira-PA, há vários anos; Nila, Diego, Melque e Jhon. Das vítimas fatais, quatro seriam parentes.
Imagem: Marinaldo Barros
Local onde ocorreu a chacina em Altamira, no Pará.
As autoridades de segurança estão em Altamira para investigar o caso e o governador do Pará, Helder Barbalho, viajou, na manhã deste domingo (15 de maio de 2022), para Altamira, junto com a cúpula de Segurança Pública do Estado, para acompanhar as ações ostensivas e investigativas de segurança do município. A cidade sofre com uma onda de violência, pois, na última semana foram registrados 10 assassinatos.
Veja
“Neste momento estou me deslocando com a cúpula de segurança pública, o secretário Ualame, o delegado Rezende e o coronel Pedro para acompanhar as ações do sistema de segurança pública em Altamira para que possamos esclarecer e prender aqueles que realizaram este lamentável evento, nesta madrugada de sábado para domingo”, disse o governador Helder Barbalho por meio de uma rede social.
Momento que o governador Helder Barbalho chegou a Altamira, neste dia 15 de maio de 2022.
O governador Helder Barbalho chegou a Altamira, que fica no sudoeste do Pará e a 818 km de Belém, por volta das 10 horas deste domingo, 15 de maio de 2022. A Polícia Civil está investigando os motivos que levaram a chacina, no final da noite do último sábado (14) em Altamira, no Pará.
