O senador Ciro Nogueira (Progressistas) aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para ser o novo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República. A decisão foi tomada após reunião na manhã desta terça-feira (26), no Palácio do Planalto. A data da cerimônia de posse ainda não foi confirmada.
O piauiense assume a pasta com a atribuição de auxiliar o governo federal na coordenação das ações dos ministérios e órgãos da administração pública e fortalecer o diálogo do Executivo com o Congresso Nacional. Com mais de duas décadas de atuação no parlamento, Ciro agradeceu a confiança do presidente e afirmou que chega para somar.
“É uma honra receber mais uma missão para contribuir com o Brasil. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita”, ressaltou.
Suplência
Com a ida de Ciro Nogueira para a chefia da Casa Civil, quem assume o mandato no Senado Federal é sua mãe, Eliane Nogueira.
Eliane e Silva Nogueira Lima é empresária, nascida em 3 de julho de 1949, e sempre esteve próxima da política – em razão do casamento com Ciro Nogueira Lima, cujo pai, Manoel Nogueira Lima, vem de uma longa tradição política na cidade piauiense de Pedro II.
Eliane é gestora de empresas da família, tendo desenvolvido no dia a dia dessas companhias sua experiência em administração.
Em 2018, depois de estar nos bastidores de outras campanhas do filho para deputado federal (1994, 1998, 2002 e 2006) e para senador em 2010, Eliane Nogueira disputou a sua primeira eleição na condição de suplente de senador e agora assume a cadeira como senadora pelo estado do Piauí.