PPP do Zoobotânico fará mapeamento de todas as árvores do parque

Segundo Graça Arrais, doutora em botânica pela Universidade de São Paulo (USP), atualizar o catálogo das árvores do Zoobotânico de Teresina é importante para melhor planejar e executar ações de manejo e cuidado do parque, observando as necessidades específicas de cada planta. “No inventário de plantas, é feita a identificação botânica das espécies, baseadas em características morfológicas e anatômicas, entre outras. Isso é muito importante para que se possa fazer um diagnóstico ambiental que auxilia em ações de conservação e reestruturação da flora”, comenta.

Um dos propósitos da PPP é devolver à cidade de Teresina o parque como um grande e diferenciado local de lazer inclusivo, turismo e integração com o meio.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, turismo ecológico é aquele que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação e a formação de uma consciência ambientalista, e promovendo o bem-estar das populações. Nesse sentido, a PPP vai consolidar o Parque Zoobotânico como um espaço onde o conhecimento e o contato com a natureza dão condições de trabalhar a importância da vida silvestre para melhoria da qualidade de vida da população em geral.

Segundo Viviane Moura, superintendente do Programa de PPP Piauí, o projeto vai focar no fortalecimento da pesquisa e da educação ambiental no parque e na interação com o meio ambiente, aproximando fauna, flora, ser humano e terra. “Hoje, as pessoas só caminham e olham para os animais e árvores no Zoobotânico, mas não têm acesso ao conhecimento sobre as espécies. Vamos introduzir o conceito de visita voltada para educação ambiental atrelada ao lazer de forma sustentável e responsável”, explica.

Fonte: Ascom Suparc

Deixe um comentário

Veja também...

WeCreativez WhatsApp Support
Para tratar de dúvidas, sugestões, parcerias e outros assuntos, mande-nos uma mensagem via WhatsApp!
Olá! Fale com a Redação!