As mulheres representam 52,5% do eleitorado brasileiro, mas ocupam a 142° posição na lista internacional de participação na política.
A advogada e presidente do MDB Mulher, Naiara Moraes, está pleiteando uma vaga como candidata estadual nas eleições de 2022. Pautas como transporte público, mobilidade urbana, inserção da mulher na política, busca da paridade de gênero, mais oportunidades para jovens e capacitação para ingressarem no mercado de trabalho fazem parte do seu projeto político.
Durante um debate televisivo, Naiara levou suas propostas aos telespectadores, ressaltou ainda que fura várias bolhas dentro da política piauiense, como não ter histórico político na família. A candidata afirma que resolveu colocar seu nome à disposição para lutar a favor dos direitos das minorias, trazendo na bagagem as duas eleições da OAB-PI, nas quais foi candidata à vice-presidente. A segunda bolha é a de ser mulher, apesar do eleitorado feminino ser maior que o masculino, poucas representantes são eleitas.
“Sempre gostei de novos desafios, de exercer as coisas de forma correta. Como mulher, pretendo levar mais representatividade às pautas femininas. Nós sabemos pensar no futuro, nos nossos lares, enfrentamos desafios e preconceitos diários, sabemos acolher. Exercemos os mesmos cargos, com as mesmas funções, mas ganhamos três vezes menos. Quero mudar a realidade da nossa gente, que tem que comprometer até 30% do seu salário para poder trabalhar. Vamos escolher a juventude para lutar em favor dos ideais”, ressalta Naiara.
Outra preocupação da candidata é sobre a mobilidade urbana da capital, transporte ineficiente, sem conforto e escasso. “A população sofre para ter acesso a outras políticas públicas por falta do transporte de qualidade, pois se priva de ter acesso à saúde, à educação, ao trabalho, por depender do transporte público. Precisamos que os governantes abram os olhos para que de fato possamos avançar”, finaliza.