PM que matou cabo Samuel Borges é condenado a 9 anos

Francisco Ribeiro dos Santos Filho, ex-soldado da Polícia Militar do Maranhão, foi condenado na quarta-feira (28.09.22), a nove anos de prisão a serem cumpridos em regime fechado. A decisão é do juiz Antônio Nolleto após o julgamento pela 1º Vara do Tribunal Popular do Júri.

O ex-PM foi sentenciado por matar com disparos de arma de fogo o cabo Samuel de Sousa Borges, da Polícia Militar do Piauí, em fevereiro de 2019, nas imediações de uma escola na zona Leste de Teresina. O crime aconteceu após um desentendimento no trânsito. Francisco praticou o homicídio na frente do filho de Samuel. Ele foi expulso da PM-MA maio de 2021, por meio de decreto assinado pelo secretário de Segurança Pública daquele estado, à época, Jefferson Portela.

cabosamuel1
Carteira de Francisco, quando ainda era PM-MA

O cabo foi assassinado com três tiros e chegou a filmar parte da ação. O vídeo foi divulgado pela família em 2021 , dois anos após o crime, como forma de cobrar celeridade no processo. O acusado era lotado no 11º BPM de Timon, enquanto Samuel já havia trabalhado na vice-Governadoria do Piauí e em 2019, ano em que o crime ocorreu, estava na Cavalaria da PM.

Para a mãe de Samuel a “Justiça foi uma injustiça”, no que diz à pena final atribuída a Francisco, que responde a mais três assassinatos. Um dos casos é de duplo homicídio, envolvendo dois primos, no qual uma das vítimas era menor de idade.

In formações RP50

Deixe um comentário

Veja também...