Conheça a história por trás de Travessia, novela de Glória Perez

“Travessia”, Globo, estreia nesta segunda-feira, 9 de outubro na faixa das nove da Globo. Para explicar o mote da história, Glória Perez explicou qual foi a inspiração que a levou a criar a trama.

O caso aconteceu no Guarujá, litoral sul de São Paulo, em 2014. Uma dona de casa foi confundida com uma sequestradora de bebês num crime que nunca existiu, de acordo com a polícia da cidade. Fabiane Moreira de Jesus foi torturada e assassinada durante um linchamento público. Cinco pessoas foram julgadas e condenadas pelo caso.

A família de Fabiane busca na justiça uma indenização do Facebook, rede social onde a notícia falsa foi divulgada e compartilhada. O STF ainda vai julgar o requerimento contra a plataforma.

Lucy Alves, que interpreta Brisa, dá vida a uma versão muito próxima do que aconteceu com Fabiane. Em entrevista ao “Fantástico”, Globo, ela tentou colocar em palavras o que sentiu durante as gravações da perseguição da personagem.

Foi uma coisa avassaladora. Me deu um calafrio de sentir a vibração daquelas pessoas gritando, vindo em cima de mim. Imagina para Brisa também, porque ela nem sabia o porquê as pessoas estavam a agredindo. Uma mulher que não fez nada”.

Glória Perez, que volta à Globo depois de “A Força do Querer”, revelou sua indignação com o caso. Ela generaliza o caso de Fabiane em diversas para dar amplitude ao dano possível de uma notícia falsa.

“Essa história me impressionou demais. Alguém te aponta no meio de uma praça e te atribui algum crime, alguma coisa”, explica.

Diretor da trama, Mauro Mendonça Filho também comentou o caso. Para ele, o futuro das relações entre homem e mídias sociais é uma preocupação: “Você não vive mais sem celular, Mas, nós temos medo de onde isso vai nos levar”.

Por Vinicius Pessoa – O Fuxico

Deixe um comentário

Veja também...