Quatro Secretarias serão criadas absorvendo outros órgãos: “proporcionando ainda a redução de cargos e do custeio da máquina pública”
As propostas serão encaminhadas para análise na Assembleia Legislativa do Piauí. A confirmação foi do próprio Governador eleito pelo seu perfil no Twitter. Ao todo são 12 alterações, extinguindo órgãos em alguns casos, criando quatro novas Secretarias.
Um dos exemplos é o EMATER, que será transformada na Secretaria de Assistência e Defesa Agropecuária (SADA), absorvendo ainda a ADAPI.
Também estão sendo criadas: Secretaria de Esportes (Secepi), com o fim da Fundespi; Secretaria de Irrigação e Recursos Hídricos (SEFIR), que nasce através da Coordenadoria de Irrigação (COFIR); A Coordenadoria das Mulheres será transformada em Secretaria das Mulheres.
Em todos os casos Rafael Fonteles pontua que não terá “aumento no número de cargos do Estado. Isso irá fortalecer a assistência aos produtores rurais do nosso Estado”.
A Investe Piauí irá absorver atribuições de duas empresas, companhia Porto PI e Gaspisa. A Fepiserh será extinta, passando as mesmas funções para a Sesapi.
A SASC também sofrerá mudanças em seu organograma: “Alteração da Coordenadoria das Mulheres para Secretaria das Mulheres, sem aumento no número de cargos do Estado. Alteração da Coordenação de Igualdade Racial para Superintendência de Igualdade Racial dentro da estrutura da SASC. Alteração das atribuições da Coordenadoria do Idoso para a Superintendência do Idoso, dentro da SASC. A atual Coordenadoria será substituída pela Coordenadoria para Áreas Metropolitanas (COAM). O foco da COAM será o desenvolvimento sustentável das duas áreas metropolitanas do nosso Estado (Grande Teresina e Grande Parnaíba)”, diz Fonteles no tuite.
Rafael Fonteles anuncia ainda que o Interpi terá a Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais alterada para Diretoria de Povos e Comunidades Tradicionais. Outro órgão importante para é a Agência de Tecnologia da Informação, que passa a ser Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí.
“Todas essas alterações visam dar maior eficiência à nossa gestão, em linha com as metas do nosso Programa de Governo, proporcionando ainda a redução de cargos e do custeio da máquina pública estadual”, completou Rafael Fonteles.
Fonte: Portalopiniaoenoticia