Boletim aponta redução no número de óbitos por Covid-19 no Piauí

Os números de casos da doença tem aumentado, com 389 registros sendo contabilizados até o momento, sendo 176 somente em 2023.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou o 18° Boletim Epidemiológico de Covid-19 e Monkeypox de 2023, que mostra uma redução no número de mortes relacionadas ao coronavírus no período de 30 de abril a 06 de maio de 2023, sem nenhum registro de óbitos.

Em relação aos casos da doença, a tendência é de aumento, mas dos 389 casos registrados apenas 176 são de 2023, sendo 148 de janeiro a abril e 28 de maio. Os outros 213 casos são atrasados do ano de 2022, que foram notificados pelos municípios somente agora, permitindo que a secretaria tenha acesso aos dados para incluí-los na base de informações.

O boletim epidemiológico também indica que o índice de transmissibilidade apresenta queda, ficando em 0,69 na 18ª semana, enquanto na 17° semana o número era de 0,90. Os dados de positividade nos exames RT-PCR realizados pelo Lacen-PI mostraram uma queda expressiva, passando de 12,4% para 0,0%, ou seja, não houve testes positivos para a doença nas datas analisadas.

A Monkeypox, ou varíola dos macacos, é uma doença causada pelo vírus Monkeypox do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Apesar do nome popular, os macacos não são reservatórios do vírus, que provavelmente tem origem em pequenos roedores das florestas tropicais da África. A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com secreções respiratórias, lesões de pele ou objetos contaminados. A doença se manifesta por meio de lesões na pele que evoluem em cinco estágios e outros sintomas semelhantes aos da gripe. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta sobre casos da doença em países não endêmicos e recomendou a realização de exame de PCR em caso de suspeita.

O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (11) mostra que o Piauí registrou uma ocupação de 26 leitos clínicos, 15 leitos de UTI e 02 leitos de estabilização para pacientes com Covid-19 no período de 05 a 11 de maio. Além disso, o estado não teve novas confirmações de Monkeypox, uma doença causada pelo vírus Monkeypox que se manifesta por lesões na pele e sintomas gripais . O número de casos confirmados permanece em 40, com 279 notificações, 04 casos suspeitos e 206 descartados.

O Piauí também se tornou o primeiro estado do Nordeste a aderir ao Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal, uma iniciativa do Ministério Público para conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra diversas doenças, incluindo a Covid-19. O governador Rafael Fonteles assinou o pacto na quarta-feira (10), durante a abertura das reuniões conjuntas do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC) e do Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP), que acontecem no Sesc Cajuína, em Teresina. O objetivo do pacto é alcançar índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional, a fim de proteger a saúde de todos.

reprodução MancheteNet

Deixe um comentário

Veja também...