Apicultura do Piauí espera exportar 7 mil toneladas de mel em 2023

As exportações do produto e seus derivados geraram ano passado mais de R$ 100 milhões de reais para a economia do estado

O mel produzido do Piauí é o terceiro maior produto da pauta de exportação do estado, sendo superado apenas pela soja e milho, e representa atualmente cerca de 36% das exportações. Com os incentivos do governo do Estado, novas perspectivas surgem para o setor de apicultura, que neste ano de 2023 espera exportar 7 mil toneladas de mel.

Em 2022 foram exportadas quase 7 mil toneladas de mel para o mercado internacional. As exportações do produto e seus derivados geraram ano passado mais de R$ 100 milhões de reais para a economia do estado.

O diretor de Projetos para os Territórios do Semiárido, da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Francisco das Chagas Ribeiro, o “Chicão”, informou que hoje o Piauí possui mais de 10 mil apicultores. “Atualmente no Estado temos 10 cooperativas apícolas ativas, uma Central de Cooperativas Apícolas e várias cooperativas mistas que também trabalham com apicultura”, conta o gestor.

Segundo ele, a produção anual de mel gira em torno de 9 mil toneladas por ano. “Nos 5 primeiros meses do ano, quando se concentra as colheitas, nos aproximamos das 4 mil toneladas de mel produzidas no Estado”, ressalta Chicão. Os principais mercados do mel orgânico do Piauí são a Comunidade Europeia, principalmente Alemanha, Inglaterra e Itália. Os Estados Unidos e Canadá também são importantes consumidores do mel piauiense.

Deixe um comentário

Veja também...