Na próxima sexta-feira, 15/12, o Governo do Piauí, em parceria com as companhias europeias Green Energy Park e Solatio, lançarão dois maiores projetos de hidrogênio verde (H2V) do mundo. As plantas industriais serão instaladas na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, localizada em Parnaíba, no litoral piauiense.
A Green Energy Park e a Solatio investirão R$ 200 bilhões nos próximos anos, gerando mais de 20 mil empregos. Serão mais de 20 GW de potência instalados. As obras das usinas têm previsão de início no final de 2024, com a primeira etapa concluída em 2027 e as etapas seguintes sendo finalizadas até 2035.
De acordo com o governador Rafael Fonteles, esse investimento coloca o Piauí em uma posição relevante no processo de transição energética global e marca o início de um novo capítulo no desenvolvimento do estado. Além disso, esses investimentos impulsionam a economia piauiense, trazendo novas oportunidades de negócios, trabalho, emprego e renda para a população.
Governador do Piauí, Rafael Fonteles
As negociações para a instalação dos projetos foram conduzidas pessoalmente pelo governador Rafael Fonteles, que realizou sete missões internacionais neste ano para mostrar aos investidores estrangeiros o potencial do Piauí e as vantagens comparativas do estado para a produção de Hidrogênio Verde e derivados.
Rafael Fonteles conversa sobre projetos de hidrogênio verde (H2V) do mundo
Com esses projetos, o Piauí se consolida como um importante polo de produção de Hidrogênio Verde e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e a preservação do meio ambiente.