O CIEVS aponta que apesar da queda de positividade as festas de fim de ano podem refletir no subdimensionamento dos dados.
A semana da virada do ano trouxe uma redução no número de casos confirmados de Covid-19 em Teresina. No entanto, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde afirma que os dados podem estar subdimensionados, ou seja, podem não refletir a realidade da doença circulando na capital piauiense em função da diminuição da “demanda e da oferta de testagem e da velocidade de alimentação dos sistemas de informação”.
De acordo com o boletim que compara a evolução da Covid entre a 51ª com 52ª semana epidemiológica, uma morte foi registrada. Já o número de pessoas positivadas caiu 20%, saindo de 215 para 171 casos confirmados. Ao todo são 27 pacientes internados com a doença ou por causa da doença. A positividade nos testes RT-PCR cresceu de 27% para 35% e com o teste rápido passou de 37% para 46%, embora a procura por esse tipo de exame tenha caído 35%.
Chama atenção ainda a taxa R0, que está em 1,34%. Isso significa que números maiores que 1 indicam uma taxa de transmissão sustentada, ou seja, os casos tendem a aumentar. O contrário ocorre quando esse número é menor que 1.

reprodução: Opinião e Notícia