O Parque Nacional Serra da Capivara, patrimônio cultural da humanidade, bateu recorde de visitações em 2023. Em levantamento divulgado pela administração revela que 36.732 turistas brasileiros e estrangeiros visitaram a Unidade de Conservação, criada em 1979 para conservar e proteger a biodiversidade e os monumentos arqueológicos.
Entre os turistas estrangeiros, a maioria veio dos Estados Unidos, seguidos da França, Alemanha, China e Itália, respectivamente. Nacionalmente, os piauienses lideraram o número de visitas, seguidos de São Paulo, Pernambuco, Bahia e Ceará.
Chefa do Parque Serra da Capivara, Marian Rodrigues. FOTO: Arquivo Pessoal
“A gestão do Parque Nacional Serra da Capivara tem concentrado esforços contínuos na divulgação da Unidade de Conservação para além de seu território. Eventos culturais, como as exposições ‘Pedra Viva: Serra da Capivara, o Legado de Niéde Guidon’ e ‘Os Museus das Origens’, desempenharam papel crucial no aumento da visibilidade do parque”, destaca Marian Rodrigues, chefe do Parque Serra da Capivara.
Ela ressalta também que houve um impacto positivo em termos econômicos. “Esse aumento teve impactos positivos na economia local, beneficiando setores como condução de visitantes, hospedagem, restaurantes e artesanato, entre outros setores do trade”, afirma a diretora.
Exposição em São Paulo. FOTO: Reprodução/Arquivo Pessoal
Confira os dados:
FOTO: Reprodução