A Operação Interditados rompeu as atividades criminosas no Piauí e conquistou aliados em outras regiões. A Secretaria de Segurança Pública (SPP-PI) anunciou nesta terça-feira (06), que mais de 1.000 celulares serão devolvidos às vítimas. De acordo com a operação, os criminosos atuavam em shows e eventos, e depois vendiam os celulares em outros estados.
Durante uma reunião com representantes da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, o delegado Matheus Zanatta informou que a operação agora se concentrará em uma quadrilha interestadual especializada em roubo de celulares em shows e eventos de grande porte.
“Os celulares roubados estão sendo levados para outros estados do país. No último sábado, conseguimos prender em flagrante uma pessoa do Maranhão que havia furtado 13 celulares durante o Corso. Estamos aprofundando as investigações para capturar grupos criminosos que viajam de outros estados para roubar aparelhos celulares em grandes eventos”, afirmou Matheus Zanatta.
Devido o sucesso da operação, estados como Ceará, Alagoas e Maranhão estão em contato com a Secretaria de Segurança do Piauí para levar a experiência para seus estados.

Resumo dos resultados da Operação Interditados:
Mais de 3.300 celulares recuperados
54 lojas alvos
15 mandados de prisão preventiva contra empresários
150 medidas cautelares
O projeto opera em três frentes: blitz para verificação dos IMEIs, intimações em massa e operações de interdição que visam os receptadores.
O chefe de Inteligência da Secretaria de Segurança de Alagoas, tenente-coronel Raumário Santos, elogiou a experiência da Operação Interditados, considerando-a um sucesso.
“A forma como os roubos de celulares são perpetrados é semelhante em várias regiões do Nordeste, e as divisas estaduais facilitam a prática criminosa. Precisamos superar essas dificuldades. Estamos no Piauí para aprender com esse caso de sucesso”, declarou Raumário Santos.
Dicas para proteger seu celular em shows:
Evite colocar o celular no bolso traseiro;
Ative as configurações de rastreamento do celular;
Utilize bolsas mais seguras para guardar o celular;
Escolha locais seguros para utilizar o celular;
Em caso de furto, bloqueie o aparelho;
Mantenha a atenção redobrada.