Rafael Fonteles destaca importância de políticas públicas para combater a fome e a pobreza.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, defendeu durante a abertura do G20 Social nesta segunda-feira (20), que os chefes de Estado incluam em suas constituições o direito de todas as pessoas à segurança alimentar e nutricional.
O evento tem como objetivo discutir propostas globais para combater a fome e a pobreza em todo o mundo.
Durante sua participação na coletiva de imprensa, o governador ressaltou a importância de garantir o direito das pessoas à segurança alimentar por meio de políticas públicas eficazes. Segundo Fonteles, a inclusão desse direito nas constituições dos países pode representar um avanço significativo no combate à desigualdade e à pobreza.
Experiências bem-sucedidas no desenvolvimento humano no Piauí
O ministro Wellington Dias também esteve presente no evento e destacou as experiências exitosas do Piauí no desenvolvimento humano. Ele ressaltou que, ao longo de 20 anos, o estado registrou um avanço significativo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), passando de 0,4 para 0,7, considerado alto.
Ministro Wellington Dias durante G20 Social.
Dias afirmou ainda que o presidente Lula está engajado na ideia de que o combate à fome deve ser uma aliança global entre os países. O evento conta com a presença de mais de 50 delegações, que terão a oportunidade de compartilhar exemplos e resultados no Brasil e em outras partes do mundo.
Participação de autoridades e especialistas
Além do governador e do ministro, o G20 Social conta com a presença de importantes autoridades, como o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macedo, e a presidente do Ipea, Luciana Servo. O diretor do FGV Social, Antônio Claret, e pesquisador e consultor do PNUD, também estará presente para apresentar dados sobre a redução das desigualdades sociais nas últimas duas décadas no Piauí.
Governador defende inclusão do direito à segurança alimentar nas constituições em abertura do G20.
Reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional
O evento também prevê uma reunião aberta da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) na manhã de hoje. Essa iniciativa visa promover o debate e a troca de experiências sobre as políticas e ações voltadas para garantir a segurança alimentar e nutricional da população.