A aeronave, que partiu de Campinas (SP) com destino a São Luís (MA), enfrentou condições meteorológicas e precisou desviar para Parnaíba (PI)
Um Airbus A320 da companhia aérea Azul declarou emergência por baixo nível de combustível na tarde desta quarta-feira (19) após tentativas de pouso em dois aeroportos. A aeronave, que partiu de Campinas (SP) com destino a São Luís (MA), enfrentou condições meteorológicas e precisou desviar para Parnaíba (PI), onde pousou em segurança às 17h49.
O voo AD4781 decolou do Aeroporto de Viracopos às 13h23 e tentou pousar inicialmente em São Luís. No entanto, devido a chuvas intensas e ventos superiores a 35 km/h, foi necessário seguir para o aeroporto de Teresina (PI). Ao se aproximar da pista da capital piauiense, a aeronave realizou uma arremetida devido a forte chuva que caia.
Diante da situação, o comandante consultou o controle de tráfego aéreo sobre as condições meteorológicas em Parnaíba, São Luís e Teresina. Ao ser informado que o tempo estava favorável no litoral piauiense, seguiu para o Aeroporto Internacional de Parnaíba, onde conseguiu aterrissar sem incidentes.
De acordo com normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a emergência é declarada quando o combustível disponível é suficiente para menos de 30 minutos de voo. A regulamentação exige que as aeronaves tenham combustível para o trajeto original, mais um aeroporto alternativo e um tempo extra para imprevistos.
Após o pouso em Parnaíba, o Airbus A320 foi reabastecido e seguiu viagem para São Luís, onde os passageiros desembarcaram. Em nota, a Azul declarou que a aeronave pousou com total segurança e atribuiu a situação às condições climáticas adversas. A companhia também afirmou ter prestado toda a assistência necessária aos passageiros.
NOTA
“A Azul informa que, por questões climáticas adversas em São Luís (MA), o voo AD4871 (Viracopos-São Luís), precisou ser alternado para Teresina (PI), onde também não conseguiu pousar pelo mesmo motivo, precisando desviar novamente, para Parnaíba (PI), onde aterrisou em total segurança. Em seguida, a aeronave prosseguiu para a capital maranhense, onde clientes e tripulação desembarcaram.
Os clientes impactados estão recebendo toda assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia.”