O governador do Piauí também falou sobre a saúde pública do Estado
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, compareceu aos estúdios da Band Piauí, na tarde desta segunda-feira (24), para participar de uma sabatina com os jornalistas João Neto e Eduardo Costa, na qual ele debateu as ações da gestão no Estado.
Pela manhã, o gestor estadual compareceu ao lançamento do programa “Pacto Pela Ordem”. Nesta ocasião, Rafael Fonteles anunciou algumas novas medidas para combater a criminalidade em todo o Piauí.
Segundo ele, os índices de homicídios, roubos de celulares e roubos de veículos reduziram, respectivamente 20%, 41% e 27%.
“Queremos avançar ainda mais para alcançarmos um padrão mais compatível com o mundo desenvolvido”, disse o governador.
O Pacto Pela Ordem também anunciou projetos de lei para enfrentamento da violência. O gestor afirma que a prioridade é o combate ao crime organizado.
“É uma convocação para todas as instituições e a sociedade civi cooperarem à construção da cultura de paz e ordem. Acreditamos que esta integração vai fazer estes índices de violência ficarem ainda menores”, destacou.
NOMEAÇÃO DE POLICIAIS
Rafael Fonteles destacou a quantidade de policiais nomeados para atuar na segurança pública do estado. Ele afirma que houve mais de 3 mil nomeações durante a gestão.
A meta é alcançar 4 mil pessoas nomeadas.
“Teremos concurso da polícia civil e da polícia militar este ano. Dessa forma, alcançaremos nossa meta”, pontuou.
SAÚDE PÚBLICA
Ao ser questionado sobre a resolutividade da saúde pública, Fonteles disse que o número de cirurgias eletivas dobrou em todo o Piauí e enalteceu a importância do Piauí Saúde Digital para reduzir o tempo de espera por consultas.
“A resolutividade dos hospitais estaduais aumentou, no quesito cirurgias. Esse é um bom indicador, pois se tratam de casos mais graves. Com o Piauí Saúde Digital, alcançamos o menor tempo médio para uma consulta médica do país”, afirmou.
A fim de diminuir o fluxo de pacientes do interior para a capital, o governador deve investir nos Hospitais de Picos, Parnaíba e Floriano, além de dezesseis centrais de diagnósticos para exames de imagem, que devem ser instituídas até junho deste ano.