Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão
A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (03), a Operação Cativerio Digital, com objetivo de desarticular um esquema de extorsão praticado em ambiente cibernético.
Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão. De acordo com o delegado Humberto Mácola, o grupo usava perfis falsos em redes sociais para atrair suas vítimas.
“Após estabelecer contato, os suspeitos obtinham imagens íntimas das vítimas e, em seguida, exigiam pagamentos que somaram cerca de R$ 80.000,00. Para dar maior verossimilhança às abordagens, os perfis dos envolvidos continham imagens de mulheres retiradas de perfis de personalidades de outros estados do país”, explicou.
As investigações continuam em andamento, e a Polícia Civil trabalha para identificar outros envolvidos na prática criminosa. A ação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí e do Maranhão e das delegacias regionais de Imperatriz e Açailândia.