O agente de polícia Cícero Henrique foi oficialmente demitido da Polícia Civil do Piauí, conforme decisão publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (22). A demissão ocorre após denúncias envolvendo a prática de diversos crimes, como descumprimento de medida protetiva de urgência, abuso de autoridade e peculato.
De acordo com os autos de um dos processos, Cícero Henrique teria oferecido R$ 20 mil à ex-esposa para que ela retirasse a medida protetiva imposta contra ele. O agente chegou a ser preso no dia 27 de março, em Teresina, mas atualmente responde em liberdade.
Segundo a publicação oficial, a conduta do agora ex-policial configura graves violações ao Estatuto da Polícia Civil do Estado. A comissão responsável pela apuração apontou que Cícero infringiu o artigo 57, inciso III.
“Esta comissão entende que o servidor incorreu nas transgressões versadas junto ao artigo 57, III (manter conduta pública e privada compatível com a dignidade da função policial) e, artigo 58, XIII (praticar ato que importe em escândalo ou que concorra para comprometer a função policial), da Lei Complementar nº 37/04 – Estatuto da Polícia Civil”, diz trecho da decisão.
Com a demissão, Cícero Henrique deverá ser formalmente citado para devolver a carteira funcional, insígnias, distintivo, armas e demais itens que o identificavam como servidor público e integrante da Polícia Civil.