Vereador é preso suspeito de estuprar duas meninas em Bom Princípio do Piauí

O caso começou a ser investigado em 2021, mas o inquérito inicial havia sido arquivado

O vereador Jacinto Costa Moraes (MDB) foi preso nesta segunda-feira (19), suspeito de cometer o crime de estupro de vulnerável contra duas irmãs menores de idade no município de Bom Princípio do Piauí, a cerca de 307 km de Teresina. A prisão foi realizada pelo delegado Herbster Santos, da Delegacia Regional de Parnaíba.

Segundo a Polícia Civil, o caso começou a ser investigado em 2021, mas o inquérito inicial havia sido arquivado. Com o surgimento de novos elementos, a investigação foi reaberta e resultou no pedido de prisão preventiva, deferido pela Justiça.

“Ele está sendo preso pelo crime de estupro de vulnerável, no qual são vítimas duas irmãs, muito embora, nos relatos delas, tenham negado ter sido vítimas. Tudo envolve uma questão também de violência psicológica, de pressão financeira, já em razão da sua grande influência na cidade”, explicou o delegado Herbster Santos.

Além do processo criminal, Jacinto Costa também é investigado pelo Ministério Público do Piauí por suposto acúmulo ilegal de seis cargos públicos simultaneamente. A investigação foi aberta em abril deste ano após denúncia de que o parlamentar exerceria as funções de professor municipal, enfermeiro municipal, professor estadual, além de ocupar cargos comissionados na Secretaria de Justiça do Estado e na Diretoria de Saúde de Bom Princípio, além do mandato de vereador.

A Promotoria de Justiça de Buriti dos Lopes notificou o vereador e a Prefeitura de Bom Princípio para que apresentassem informações preliminares, mas nenhuma documentação comprobatória foi entregue. Diante da omissão, o Ministério Público converteu o processo em Inquérito Civil Público e expediu requisições formais aos órgãos públicos envolvidos, exigindo documentos como contracheques, registros de posse e frequência, bem como eventuais processos de licença ou aposentadoria.

Deixe um comentário

Veja também...