A série será aberta nesta quinta-feira (22), com o episódio “Dança na Escola”
O Conselho Estadual de Cultura do Piauí abre, nesta quinta-feira (22), às 15h, as portas para a estreia de “Cultura em Série”, uma produção audiovisual que transforma escolas públicas em verdadeiros palcos de arte e expressão. O episódio de abertura, “Dança na Escola”, mostra como a arte pode ser ponte entre o aprendizado e o autoconhecimento, ao mesmo tempo em que valoriza a identidade cultural piauiense.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria da Cultura (Secult) e o Conselho Estadual de Cultura do Piauí. Mais do que um documentário, Cultura em Série é um mergulho na potência criativa dos estudantes das escolas públicas estaduais de Tempo Integral, que protagonizam suas próprias histórias por meio da dança, da música e do teatro.
O episódio de estreia foi gravado no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Lucídio Portela, em Teresina, e acompanha a criação do espetáculo “Piauiês”, desenvolvido por 10 estudantes sob orientação das coreógrafas Andreia Barreto e Samara Rocha, do Balé Folclórico do Piauí. Entre ensaios, ideias e descobertas, o documentário revela como a arte, quando inserida no ambiente escolar, pode despertar talentos, construir identidades e transformar vidas.
Após a exibição, o público será convidado para um bate-papo com os estudantes, artistas e equipe técnica. Será um momento para trocar experiências e refletir sobre o impacto da arte na formação dos jovens — dentro e fora da sala de aula.
Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, a proposta reforça o papel das Escolas de Tempo Integral na formação do estudante. “A cultura é uma linguagem poderosa, que promove empatia, expressão e cidadania. Esse projeto mostra o quanto ela pode ser central na educação que queremos”, afirma.
Mais do que registrar apresentações, Cultura em Série revela os bastidores, os desafios e, principalmente, as conquistas dos estudantes que encontraram na arte uma nova forma de aprender e pertencer.
A série conta com três episódios de 25 minutos, gravados em diferentes cidades e escolas da rede estadual:
• Música | CETI Moacir Madeira Campos (União): com participação da Orquestra Jovem de União;
• Teatro | CETI Monsenhor Melo (Campo Maior): com a montagem “Batalha do Jenipapo: O Último Grito de Liberdade”;
• Dança | CETI Lucídio Portela (Teresina): com o espetáculo “Piauiês”.
SERVIÇO:
Pauta: Exibição do episódio “Dança na Escola” do Projeto “Cultura em Série”
Data: 22 de maio de 2025 (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Conselho Estadual de Cultura do Piauí, rua 13 de maio, Vermelha, Teresina-PI.