Com uso da tecnologia, DER amplia asfaltamento em Teresina e no interior

Segundo o Diretor do órgão, o uso do Waze para monitoramento marca uma nova fase para o melhoramento da infraestrutura viária

 

O Diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), Leonardo Sobral, em entrevista à TV Band Piauí, apontou obras de asfaltamento e recuperação de rodovias em todo o estado. Segundo Leonardo, atualmente, 90% das estradas estaduais já foram restauradas. A malha viária piauiense soma 9 mil quilômetros e interliga os 224 municípios. De acordo com avaliação da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o estado tem hoje as melhores estradas do Norte e Nordeste.

“As estradas estaduais do Piauí atingiram um padrão de qualidade reconhecido nacionalmente. É um marco para o estado e um reflexo do planejamento técnico e da execução eficiente das obras”, afirma Sobral.

Para aumentar a agilidade na identificação de problemas, o DER passou a utilizar dados colaborativos fornecidos por usuários do aplicativo Waze. Informações como a presença de buracos são enviadas diretamente ao centro de monitoramento digital do órgão, em Teresina.

“Com o uso da tecnologia, conseguimos acelerar o atendimento e aumentar a eficiência. A população participa ativamente ao reportar problemas em tempo real, permitindo uma resposta rápida das equipes de manutenção, e isso faz toda a diferença”, explica o diretor.

Um investimento de R$ 45 milhões – fruto de convênio com o Governo Federal – será destinado ao asfaltamento de mais de 200 ruas, distribuídas em 60 bairros das zonas Norte, Sul, Leste e Sudeste. As principais avenidas também serão recapeadas, com nova sinalização horizontal e vertical e melhorias na acessibilidade para pedestres. As cidades de Piripiri, Picos e Floriano também serão contempladas com obras similares.

No Sul do estado, região estratégica para o escoamento da produção agrícola, duas frentes de trabalho estão em andamento. A primeira é a recuperação de 111 quilômetros da PI-240, entre Uruçuí, Antônio Almeida, Marcos Parente e Jerumenha, com investimento de R$ 60 milhões. A segunda é a implantação de 80 quilômetros de rodovia asfaltada, conectando Uruçuí aos povoados Sangue, Cruzeta e ao distrito Nova Santa Rosa, com aporte de R$ 110 milhões.

“Essas obras atendem demandas históricas da região e são fundamentais para garantir logística adequada ao agronegócio e às comunidades locais”, finaliza Leonardo Sobral.

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