Airbus A320 da companhia quase pousou no aeroporto errado, nesta terça, em um procedimento que poderia resultar em grave acidente
A Aeronáutica informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa, já está investigando o incidente envolvendo um avião da Latam no interior de São Paulo, na manhã desta terça-feira (14/11).
Como mostrou a coluna, o Airbus A320 partiu de Guarulhos e seguia para São José do Rio Preto. Mas, por um erro, o piloto e o copiloto quase pousaram equivocadamente no aeroporto de Catanduva, cuja pista não comporta aeronaves de grande porte (leia aqui).
Graças a um alerta da torre de controle, que avisou que aquele não era o aeroporto de São José do Rio Preto, o pouso foi abortado em cima da hora (na imagem em destaque, veja a aeronave logo depois de ganhar altura novamente). Se a aterrissagem tivesse ocorrido, seria grande a chance de um acidente grave.
Em resposta à coluna, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou o seguinte: “O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), informa que já está apurando os fatos acerca do evento em questão”.
A Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, afirmou que, em situações do tipo, costuma aguardar as apurações do Cenipa para adotar eventuais providências.
Rumores sobre fadiga dos pilotos
Em grupos privados de pilotos, inclusive da própria Latam, o caso foi largamente discutido e vários deles sugeriram que o quase-acidente poderia estar relacionado a uma suposta carga excessiva de trabalho dos profissionais. Casos de fadiga, defenderam, estariam levando a incidentes como o ocorrido no interior paulista. Houve quem rejeitasse, com argumentos técnicos, a explicação de que o problema teria sido provocado por uma falha de GPS — até porque os aviões da Airbus costumam ser bem servidos desse tipo de equipamento.
Indagada, a Latam negou a relação com sobrecarga de trabalho. “Não tivemos qualquer informação sobre sobrecarga da tripulação”, respondeu a equipe de comunicação.
Pouco antes, a companhia divulgou nota na qual não explicou o incidente. Apenas afirmou que o avião pousou em segurança em São José do Rio Preto.
“A Latam Airlines Brasil informa que o voo LA4640 (São Paulo/Guarulhos-São José do Rio Preto) de hoje (14/11) pousou em total segurança no aeroporto de São José do Rio Preto às 09h31. Todos os passageiros foram desembarcados normalmente. A aeronave iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final. A Latam reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura”, dizia a nota.
Rodrigo Rangel/Metrópoles