Ainda é cedo para avaliar os danos da erupção vulcânica em Tonga, diz ONU

Além de receber ajuda da vizinha Nova Zelândia e Austrália, as autoridades tonganesas enviaram a força marítima nacional para o grupo de ilhas Ha’apai no domingo (16).

Para apoiar o governo de Tonga, o PMA (Programa Mundial de Alimentos) está explorando como trazer suprimentos de emergência e mais funcionários. Também recebeu um pedido para restaurar as linhas de comunicação em Tonga, implantando seu Grupo de Telecomunicações de Emergência (ETC, da sigla em inglês).

A iniciativa ETC reúne 29 organizações dos setores humanitário, privado e governamental que trabalham para fornecer serviços de comunicação compartilhada em emergências. As equipes da unidade de resposta rápida podem ser mobilizadas em até 48 horas após uma emergência para trabalhar com parceiros locais e reconectar as comunidades, respondendo a até 10 situações de crise por ano.

Normalmente, as equipes de ETC ajudam a restaurar as redes móveis e a conectividade com a Internet para as populações afetadas, além de configurar sistemas de segurança ou colocar estações de rádio de volta no ar, em reconhecimento ao papel vital desempenhado pelas comunicações em uma emergência.

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Pacífico disse em um comunicado divulgado na segunda-feira que está pronto para trabalhar em conjunto com o governo e seus parceiros para garantir que o apoio urgente para salvar vidas seja fornecido a famílias e crianças.

“Estamos de prontidão para fornecer apoio humanitário ao governo de Tonga e seu povo afetado pela erupção vulcânica e pelo tsunami”, disse o representante do Unicef no Pacífico, Jonathan Veitch. “O Unicef trabalhará com o governo, organizações da sociedade civil e outros parceiros de desenvolvimento para garantir esforços de resposta imediata no terreno, que incluem o fornecimento de água potável e suprimentos de saúde de emergência para crianças e famílias afetadas”.

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente em inglês pela ONU News

(Foto: Adli Wahid/Unsplash)

A Referência

Deixe um comentário

Veja também...