Asteroide “potencialmente perigoso” passará próximo à Terra nesta 2ª feira

Asteroide 1994 XD não representa riscos imediatos, mas é monitorado por agências espaciais

Nesta segunda-feira (12), a Terra receberá a visita do asteroide 1994 XD, uma formação rochosa que orbita ao redor do sol a cada 3,6 anos. O tamanho e a proximidade do asteroide são considerados preocupantes pela NASA, classificando-o como “potencialmente perigoso”.

A agência espacial dos Estados Unidos alerta que os asteroides nessa categoria têm a possibilidade de um dia colidir com o nosso planeta, mesmo que a probabilidade seja baixa.

Com um diâmetro estimado entre 370 e 830 metros, o 1994 XD foi nomeado de acordo com o ano de sua descoberta pelo Observatório Kitt Peak, nos Estados Unidos. Além disso, é classificado como um asteroide binário, composto por dois objetos que giram em torno de um centro de massa comum.

Em termos de comparação, o tamanho do asteroide é equivalente a uma ou duas torres do antigo World Trade Center, cujos arranha-céus tinham 415 e 417 metros de altura. Caso ocorresse uma colisão com o planeta, o impacto seria inimaginável e devastador.

No entanto, é importante destacar que não há motivos para pânico no momento. O portal Virtual Telescope Project, responsável por monitorar ao vivo a passagem do asteroide, afirma que o visitante espacial não representa riscos para os habitantes da Terra. Ele passará a uma distância de 3,1 milhões de quilômetros, oito vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Quando asteroides são categorizados como “potencialmente perigosos”, os observatórios continuam monitorando-os de perto devido ao risco de colisões futuras. Mudanças gravitacionais podem ocorrer e colocar esses asteroides em rota de colisão com o nosso planeta. O asteroide 1994 XD está sendo constantemente monitorado e está prevista uma nova passagem pela Terra em 2041.

Deixe um comentário

Veja também...