Atletas atuais campeões nas bikes do Rally Cerapió têm presença confirmada na 35ª edição

Competição terá largada em Caucaia (CE) e chegada em Barreirinhas (MA)

Grandes atletas e pilotos de todo o Brasil, esse é o principal público da maior prova de off-road da América Latina, o Rally Cerapió, que completa 35 anos com um percurso alucinante pela Rota das Emoções. A programação da competição começa a partir deste sábado (22/1), em Caucaia (CE), e vai até próxima sexta (28/1), em Barreirinhas (CE) com passagem também pelas cidades de Jijoca de Jericoacoara (CE), Ubajara (CE), Luís Correia (PI) e Parnaíba (PI).

“Este ano foi escolhido a dedo com a Rota das Emoções. É um roteiro que envolve sertão, serra e mar. Vai ter sufoco, areia e só vai dar para saber o campeão no último dia, porque em todas as etapas os competidores encontrarão terrenos e climas diferentes. Lembrando que bikes tem o percurso diferenciado para não encontrar com os veículos motorizados, mas simultaneamente segue no mesmo dia da competição”, frisa Flávia Moreira, diretora executiva do Rally Cerapió 2022.

O roteiro inclui muita técnica, subidas e descidas, chegando a 1.016 metros de ascensão em Ubajara (CE), além de passagens por grandes parques locais. A expectativa é de que os atletas encontrem terrenos com pedras, areia, serra e em alguns locais encharcados devido ao período chuvoso em algumas cidades, o que pode deixar a prova ainda mais dura.

Entre os destaques das bikes estão os integrantes da equipe Audax Bike Team, como Daniel Zoia, representante da categoria Elite Masculino e tricampeão do Rally Piocerá/Cerapió; Karen Olímpio, representante da categoria Elite Feminina, campeã brasileira e bicampeã do Rally Piocerá/Cerapió, e Bruno Paim, paratleta campeão mundial de MTB 24h Solo e destaque da revista Forbes, como um dos jovens com menos de 30 anos mais influentes do país. Outras grandes equipes também estão na disputa como a Garrote Radical Team, MM Team, Gardenal Bike Team, etc.

Piocerá 2011 - Bikemagazine

A mineira Karen Olímpio busca o tricampeonato consecutivo na categoria Elite Feminina. “Fui campeã das duas últimas edições e estou muito contente em estar mais uma vez aqui para participar dessa grande prova junto com os meus novos companheiros de equipe. Contamos com a torcida de todos”, destaca a atleta da Audax Bike Team

Outros campeões também confirmaram participação, como o cearense Lucas Ferreira, vencedor da categoria Sub 30 na última edição do rally. “Quero o bicampeonato e, com certeza, a prova deste ano vai ser um novo desafio e uma experiência inexplicável. Espero encontrar na 35ª edição muita adrenalina e emoção”, diz Ferreira.

Já a equipe Gardenal Bike Team, do Ceará, estará presente com um campeão na categoria Dupla da edição de 2021. “É uma satisfação participar desta edição, porque vai ser um desafio maior. Já fomos campeões no ano passado e agora é correr atrás do bicampeonato. A expectativa é fazer uma boa prova e é uma grande satisfação correr ao lado de grandes nomes, como Ravelli, atleta olímpico e 13 vezes campeão Brasileiro de Mountain Bike”, completa Anderson da Silva.

A organização traçou um roteiro com mais de 1.000 quilômetros para as motos, carros, quadriciclos e UTVs. Já a bikes percorrerão 327 quilômetros. Serão cinco dias de muitos desafios e aventuras, sendo um de descanso.

O Rally Cerapió/Piocerá é o único que reúne em um mesmo evento modalidades diferentes como bikes, motos, carros, quadriciclos, UTVs, além da expedição, cujo objetivo é apenas se aventurar e explorar turística e gastronomicamente a região. A prova é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). Para as bikes, a competição é de Cross-Country Stage Race (XCS). São 36 categorias que incluem desde participantes profissionais e experientes até iniciantes e amadores.

Além da esfera do esporte e turismo, o Rally Cerapió conta com as ações sociais, como a arrecadação de alimentos que serão doados para entidades locais e realização do projeto “De Olho na Trilha”, em parceria com a Óptica Jockey, que há mais de uma década leva atendimento oftalmológico e doação de óculos de grau para moradores de localidades carentes que estão na rota da competição.

O Rally Cerapió 2022 tem patrocínio da Monster, Governo do Estado do Maranhão/Sedel, Governo do Estado do Piauí/CCOM, Governo do Estado do Ceará/Setur; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear e Sebrae. O evento conta também com apoio da Reron, Prefeitura de Caucaia (CE), Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara (CE), Prefeitura de Barreirinhas (MA) e colaboração da Água Limpa, Audax, Sesc, ITTNET, Prefeitura de Ubajara (CE), Prefeitura de Parnaíba (PI) e Prefeitura de Paulino Neves (MA). A supervisão é das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

Deixe um comentário

Veja também...