Bar na zona leste de Teresina é desapropriado; no local, será instalado centro de convivência para jovens

Estabelecimento foi alvo de operações policiais devido a crimes e terá nova finalidade como parte de ações sociais.

O Bar da Thays, localizado na zona Leste de Teresina, teve sua desapropriação oficializada, conforme consta no Diário Oficial do Estado do Piauí desta quinta-feira (23/05). O espaço, que já foi palco de diversas ocorrências policiais, será transformado em um centro de convivência para jovens, por meio de ações das Secretarias de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, dos Esportes, da Cultura e da Coordenadoria da Juventude.

AS OCORRÊNCIAS

No dia 14 de janeiro de 2024, durante a operação Silêncio e Paz, cerca de 80 pessoas foram detidas no Bar da Thays. No local foram encontrados papelotes com drogas, sete armas de fogo e vários celulares com restrição de furto/roubo.

Os suspeitos foram conduzidos à Central de Flagrantes, onde se descobriu também a presença de quatro pessoas com tornozeleiras eletrônicas entre os detidos.

Já em 14 de abril do mesmo ano, um tiroteio ocorreu durante um baile de reggae no bar, resultando na morte de João de Deus Rodrigues Barros Filho, de 31 anos, e ferimentos em outras três pessoas.

whatsapp image 2024 05 23 at 10 be3aaa2caa3fadeced90e0d92f3619d0e3c57c33Foto: Reprodução/SSP-PI.

Uma das vítimas baleadas, Jonas Vieira de Carvalho, de 38 anos, acabou falecendo dias depois no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Após o incidente, o local foi alvo de uma operação conjunta do BEPI e DRACO, que resultou na prisão de Lucas, irmão da proprietária do estabelecimento, encontrado com uma arma de fogo.

Interdição e Apreensão

Em 3 de maio de 2024, a Polícia Civil realizou a apreensão de todo o material utilizado nas festas realizadas no Bar da Thays, em cumprimento a uma determinação judicial.

No mesmo dia, o secretário da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou que o órgão iria requerer a desapropriação do terreno onde o local estava situado.

A medida faz parte das estratégias de combate ao crime organizado adotadas no estado, visando reprimir e prevenir o tráfico de drogas e outros delitos.

Novo rumo com foco na Juventude

O imóvel, localizado na Vila Madre Teresa, no bairro Samapi, será vinculado para gerenciamento à Secretaria de Estado da Administração.

A transformação do antigo Bar da Thays em um centro de convivência para jovens demonstra o compromisso do governo estadual em promover a inclusão social e oferecer oportunidades de desenvolvimento e lazer para a juventude, em um local que antes foi palco de incidentes violentos.

Deixe um comentário

Veja também...