O presidente Jair Bolsonaro começou a se envolver nas articulações para aprovar a indicação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ao oficializar a escolha do advogado-geral da União para a vaga de Marco Aurélio Mello, nesta semana, Bolsonaro ligou para o ministro Gilmar Mandes para pedir ajuda. Segundo integrantes do governo, Bolsonaro pediu a Gilmar que atuasse para arrefecer os ânimos dos senadores contra o seu escolhido.
O próprio André Mendonça ligou para Gilmar Mendes após sua indicação ser publicada nesta terça-feira, no Diário Oficial da União (DOU). Nas conversas, o ministro repetiu declarações públicas que já deu para reforçar que não se opõe a Mendonça e disse que está à disposição, conforme relatos de auxiliares do presidente.
O AGU sofre resistência no Senado, por onde passa a aprovação de sua indicação ao Supremo. Além de ser visto com desconfiança pelos parlamentares, que têm receio de que ele adote uma postura linha dura com a classe política após vestir a toga, Mendonça enfrenta o descontentamento da Casa com o próprio governo e sua falta de articulação. Não é de hoje que senadores se queixam de que Bolsonaro escolhe apenas deputados para serem seus ministros.
Com informações da Coluna da Bela Megale/O Globo