Cardeal americano Robert Prevost é eleito o novo Papa e adota o nome de Leão XIV

Americano torna-se o primeiro pontífice dos Estados Unidos e resgata nome papal usado pela última vez em 1903

O cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quarta-feira (8) como o novo Papa da Igreja Católica, após a realização do conclave no Vaticano. Ele adotará o nome de Leão XIV, tornando-se o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e o primeiro a adotar o nome “Leão” em mais de um século.

A escolha de Prevost como líder da Igreja surpreendeu parte dos analistas religiosos, que esperavam a eleição de um candidato europeu ou latino-americano. Com perfil discreto e forte atuação em missões pastorais e na formação do clero, ele vinha ocupando o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos desde 2023, posição de destaque na Cúria Romana.

A eleição ocorreu após o falecimento do Papa Francisco, encerrando um período de expectativa entre os mais de 1,3 bilhão de católicos no mundo. Durante o anúncio feito pelo cardeal protodiácono, a tradicional frase “Habemus Papam” foi ouvida da sacada da Basílica de São Pedro, sob aplausos de milhares de fiéis reunidos na Praça.

O nome Leão XIV remete a uma linhagem de papas marcada por posicionamentos firmes e reformas internas na Igreja. O último Papa com esse nome, Leão XIII, liderou a Igreja entre 1878 e 1903 e ficou conhecido por encíclicas sociais e pela defesa dos direitos dos trabalhadores.

A cerimônia de entronização está prevista para os próximos dias, com a presença de líderes religiosos e chefes de Estado de todo o mundo.

 

 

Deixe um comentário

Veja também...