Celebrações religiosas da Semana Santa prosseguem em Teresina nesta quinta-feira (28). Programação

Arcebispo Dom Juarez Marques convida fiéis para vivenciar de forma intensa os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Nesta quinta-feira (28), tem início a celebração do Tríduo Pascal nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina. A Semana Santa é considerada o período mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, marcado pelos eventos que culminam na ressurreição de Jesus Cristo. Para proporcionar uma vivência intensa dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, destaca a importância da participação dos fiéis.

A Quinta-Feira Santa é um dia de profunda reflexão, no qual os cristãos rememoram a Última Ceia de Jesus com seus discípulos. Neste dia, é realizado o rito do lava-pés e a Eucaristia é instituída. Nas igrejas de todo o mundo, a hóstia consagrada é retirada do sacrário, simbolizando a entrega de Jesus para a morte e sua posterior ressurreição.

Na Sexta-Feira Santa, a Igreja convida os fiéis a meditarem sobre a Paixão e Morte de Cristo. A celebração da Paixão do Senhor é marcada pela adoração à Santa Cruz e pela comunhão eucarística. Dom Juarez Marques ressalta a importância de compreender o significado da morte para que a vida tenha sentido.

Já no Sábado Santo, ocorre a Solene Vigília Pascal, aguardando com expectativa a celebração da ressurreição de Cristo. A benção do fogo e do Círio Pascal simbolizam Jesus como a luz que vence as trevas do pecado e da morte. O arcebispo destaca a ressurreição de Cristo como a garantia de vida plena e a vitória sobre o pecado e a morte.

No Domingo de Páscoa, acontecerá a 9ª edição do Teresina Ressuscita com Cristo, um momento de comunhão e alegria da Igreja Particular de Teresina. O evento culminará em uma procissão luminosa na Avenida Frei Serafim, exaltando a ressurreição de Cristo. Dom Juarez Marques convida toda a comunidade católica a participar ativamente das celebrações da Semana Santa e a juntar-se à caminhada de exultação ao Filho de Deus.

A programação na Catedral de Nossa Senhora das Dores conta com celebrações presididas por Dom Juarez Marques, incluindo a Missa da Ceia do Senhor, a Celebração da Paixão do Senhor e a Solene Vigília Pascal. O Domingo de Páscoa será marcado pela saída e bênção das velas, seguida pela Santa Missa Solene de Páscoa presidida pelo arcebispo.

Durante a Semana Santa, a Arquidiocese de Teresina convida os fiéis a se unirem em oração, reflexão e celebração, para experimentar de forma profunda os mistérios da fé cristã.

Confira programação:

Quinta-feira Santa (28/03)

18h – Missa da Ceia do Senhor seguida de Vigília Eucarística;

Sexta-feira Santa (29/03)
15h – Celebração da Paixão do Senhor – iniciando com a Liturgia da Paixão, seguida da Procissão do Senhor Morto até a Igreja de São Benedito;

Sábado Santo (30/03)
21h – Solene Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (31/03)
Teresina Ressuscita com Cristo
16h – Saída e bênção das velas no adro da Igreja São Benedito,
Procissão luminosa na Avenida Frei Serafim até o Parque Potycabana;
18h – Santa Missa Solene de Páscoa presidida por Dom Juarez Marques.

Deixe um comentário

Veja também...