A maior parte do dinheiro dos descontos teriam ido para a Contag
Nove cidades do Piauí estão entre os municípios onde mais de 60% dos aposentados tiveram descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A informação foi revelada em um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), elaborado em junho de 2024. O documento integra a investigação conduzida pela Polícia Federal, que resultou na deflagração da Operação Sem Desconto na semana passada.
De acordo com o relatório, foi identificado que, em 19 cidades, 60% dos aposentados e pensionistas tiveram descontos de mensalidades associativas implementados indevidamente. Isso ocorreu, principalmente, em municípios do interior dos estados do Maranhão e do Piauí.
“Nesses municípios em que houve grande concentração de incidência de descontos associativos, a maior parte dos descontos beneficiou a [Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares] (Contag), como pode ser visto nos gráficos dos municípios de Ribeiro Gonçalves (PI), Altamira do Maranhão (MA) e Vertente do Lério (PE), nos quais a Contag foi beneficiária de 89%, 84% e 91% do quantitativo referente aos descontos implementados na base municipal, respectivamente”, informou a CGU.
A Contag foi uma das entidades/associações que foram alvo de mandados de busca e apreensão durante a operação autorizada pela Justiça Federal em Brasília.
Em nota, a entidade afirmou: “Neste momento, a entidade reitera seu respeito às instituições democráticas e o compromisso com a legalidade em todas as suas ações, e se coloca à disposição para colaborar com as investigações em curso, defendendo a total transparência do processo investigatório e a devida apuração dos fatos”.