Chuvas chegam no Piauí trazendo mais um grave problema: Dengue

Além dos alagamentos e outros prejuízos, a chuva chega no Piauí trazendo outro alerta: a dengue! A doença que parece ter uma nova e perigosa versão, reapareceu no país como se fosse uma nova doença com sintomas ainda mais fortes e perigosos. No meio disso tudo, outro grande desafio! Educar grande parte da população não vai ser uma tarefa fácil! 

Mesmo com o número de internações e mortes registradas nos últimos meses, muitos parecem não entender ainda o que está vindo pela frente. No início do mês, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição das vacinas contra dengue para os municípios que atendem aos critérios definidos pela Pasta em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O Piauí ficou fora da lista, o que nos deixa ainda mais em alerta afinal, o período chuvoso pelo que estamos vendo vai começar agora. 

img 1610 e34fb2a5aa559e9d9c37c9eec101ea9ab4a04fa4Foto: divulgação 


O Ministério da Saúde iniciou a imunização pelas crianças de 10 a 11 anos e irá avançar a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo fabricante. O público-alvo da vacinação, o grupo de 10 a 14 anos, foi acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Não existe data certa ou prevista para o Piauí entrar nessa lista de distribuição gratuita da vacina. O Piauí não registrou aumento no número de casos prováveis de dengue, Zika e chikungunya nos primeiros meses de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. No ano passado foram contabilizados quase 3,2 mil casos prováveis de dengue, 13 de Zika e 1,7 mil de chikungunya no estado. Os números de 2022 eram maiores: 15,5 mil de dengue, 83 de Zika e 4,6 mil de chikungunya.


img 1611 67fe151d4835ed428a5d57631bcb60c87636e107

Foto: divulgação 

Para quem não quer esperar e pode pagar cerca de 400 reais, a vacina é encontrada no mercado especializado. Mas essa não é a realidade da maioria. Ou seja, a melhor maneira de evitar a dengue é a prevenção. Regras básicas que todos já conhecem, podem espantar ou eliminar o mosquito transmissor que apesar de pequeno, tem provocados grandes estragos na vida de muitas famílias. Agora só depende de nós! 

Deixe um comentário

Veja também...