COE discute novo calendário de vacinação da Covid-19 e orienta municípios

O Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Estado do Piauí (COE) avaliou nesta quarta-feira (3), com Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), sobre a atual situação da Covid-19 no Piauí.

Durante a reunião, os membro debateram o calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde, que passou a valer no dia 1º de janeiro, onde a vacina da covid-19 passa a ser disponibilizada anualmente para crianças e grupos prioritários.


A recomendação é aplicar a primeira dose da vacina aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e terceira dose aos nove meses. No entanto, todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses e oito semanas entre a segunda e a terceira.

 Crianças que já receberam três doses de vacinas contra a Covid-19, nesse momento, não precisam de doses adicionais.


Nos grupos prioritários, o intervalo entre as doses será de seis meses para indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. Para os demais públicos, o intervalo será anual.

O Piauí tem estoque 30 mil doses de vacinas contra a covid-19. No próximo dia 10 de janeiro devem chegar mais 40 mil doses das 100 mil solicitadas pela Sesapi ao Ministério da Saúde.

Leitos

Outra medida tomada é o aumento de dois leitos para tratamento da Covid no Hospital Natan Portella, que atualmente já conta com 4 disponíveis.

Orientações

– Uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados e com aglomerações;

– Em serviços de saúde, o uso de máscaras é obrigatório;

– Higienização das mãos, seja com água e sabão ou álcool a 70%, como medida eficaz na prevenção.

Deixe um comentário

Veja também...