COE se reúne para fortalecer ações de combate à covid-19 no Piauí

O Comitê de Operações Emergenciais do Estado (COE) se reuniu na noite de ontem (18), de forma virtual com os gestores da rede de educação do Estado e contou com a participação da governadora Regina Sousa e
do secretário de saúde, Neris Júnior. Na oportunidade trataram de ações que devem ser tomadas para diminuir os casos de Covid-19 no Estado e em especial no ambiente escolar.

O COE quer trabalhar junto com as instituições de ensino tanto a conscientização dos alunos e funcionários, reafirmando a necessidade do cumprimento de medidas sanitárias de combate à Covid-19, a fim de garantir segurança nas aulas presenciais.

O COE vai apresentar uma nota técnica que reafirma a importância das escolas e universidades notificarem os casos positivos para a Vigilância Sanitária, de forma a permitir maior controle da pandemia. De acordo com a diretora de Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves, é preciso que as instituições cumpram o protocolos e mantenham as notificações para eu não haja subnotificação. “Precisamos desse acompanhamento rigoroso pra seguirmos vigilantes. Sabemos que vamos ter que co- habitar  com o vírus, mas precisamos fazer isso de forma mais segura”, disse.


Apesar de Teresina ter apresentado uma redução de 15% nos casos registrados na última semana epidemiológica. As taxas de ocupação de leitos hospitalares segue em alta.

Na reunião foi destacado que há  a necessidade de reabertura de leitos exclusivos para atender os pacientes com quadros mais graves da doença. Segundo o secretário de saúde, Neris Júnior, só no Natan Portela estão sendo aberto 5 leitos de UTI e mais 10 leitos clínicos, exclusivos para Covid.
Dentre os pontos levantados está a observação de que em sua maioria os óbitos e formas graves da doença acontece em pessoas que não estão com o calendário de vacina atualizados. Entre os mortos pela Covid-19 na última semana epidemiológica, 44% dos pacientes tinham tomado apenas uma dose de reforço.

Na oportunidade a governadora Regina Sousa disse que conta com o apoio das instituições de ensino e que também vai mobilizar prefeituras para juntos conscientizar sobre a importância da vacinação e das doses de reforço, inclusive exigindo que os cartões de vacina sejam cobrados em estabelecimentos públicos e privados.

Deixe um comentário

Veja também...