‘Cometa do Diabo’ poderá ser visto no Brasil a partir de domingo; saiba como observar

Essa será a primeira vez em mais de 70 anos que corpo celeste passará pela Terra

O cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como “Cometa do Diabo“, ficará visível no Brasil a partir de domingo (21), informou o Observatório Nacional.

O corpo celeste ganhou esse nome após sofrer uma explosão ou outburst, isto é, uma liberação de gás e poeira, que distorceu a nuvem que circunda o núcleo do cometa de forma que parecesse uma ferradura ou chifre. A rocha espacial tem cerca de 29 quilômetros de diâmetro, o triplo do tamanho do Monte Everest, e passa pela Terra a cada 71,3 anos.

Segundo o astrofísico e doutor do Observatório Nacional, Filipe Monteiro, não é possível atestar se o cometa poderá ser visto a olho nu, dado que a intensidade do brilho desses objetos podem ser imprevisíveis. Por isso, é possível que haja a necessidade de fazer uso de outros instrumentos, tais como binóculos e telescópios.

image 19

Além disso, o astrônomo ressalta que no dia 23 de abril teremos Lua cheia e, por isso, a observação do cometa pode ficar mais difícil, uma vez que o brilho da lua atrapalha a observação da maior parte dos alvos astronômicos. Assim, a visibilidade do cometa ficará mais interessante para os observadores algumas noites antes e após a lua cheia.

“Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17h40 às 18h30″, afirma Monteiro.

“A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus”, pontua o astrônomo.

sbtnews

Deixe um comentário

Veja também...