Conheça os principais beneficia do esporte para as crianças

A infância é marcada pela criação de hábitos e aprendizados, sendo um momento fundamental para o desenvolvimento humano, o que inclui a importância do conhecimento sobre os benefícios do esporte para crianças.

Por meio da prática de atividades físicas, é possível desenvolver inúmeras habilidades, como a socialização, capacidade motora e aprimoramento da cognição, por exemplo.

Além disso, ao adquirir o hábito de se manter em movimento, é possível evitar desde cedo a aparição de doenças e suas consequências, como a obesidade, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obstruções cardiovasculares. Dessa forma, os benefícios do esporte para crianças podem se estender por toda a sua vida.Praticar um exercício físico possibilita que os pequenos cuidem de sua saúde física, aprendam a ser parte de um time e façam novos amigos, ou seja, todos processos fundamentais para o seu processo de crescimento.

De acordo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas entre 5 e 17 anos precisam praticar atividades físicas (de moderadas a intensas) por pelo menos 60 minutos todos os dias. Uma ótima forma de atingir esse objetivo é dividindo os períodos de exercícios ao longo do dia. Assim, é possível realizar 30 minutos na parte da manhã e os outros 30 na parte da noite, por exemplo

.Atividades físicas ideais para crianças

É fundamental que uma criança seja exposta a estímulos divertidos, deixando-a livre para escolher o que mais lhe agrada. Dessa forma, há um aumenta da probabilidade de o pequeno verdadeiramente se interessar pela prática esportiva.

No entanto, indica-se que crianças e adolescentes realizem apenas atividades aeróbicas, como natação, futebol, danças, lutas, corridas, saltos e brincadeiras no geral.

No caso de crianças sedentárias, é importante que o esporte seja introduzido de forma gradual em sua rotina, sendo iniciado com um volume menor em relação à intensidade, frequência e duração.

FoNtE: Folha Vitória

criancas
FoTO: Divulgação

Deixe um comentário

Veja também...