Conselho Municipal de Turismo reúne representantes de diversos segmentos

Na manhã desta quarta-feira (29), representantes de diversos segmentos públicos e privados estiveram reunidos para a 33ª Assembleia Ordinária do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), presidido pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Marcelo Eulálio. O encontro foi realizado no auditório do Centro Cultural SESC Teresina.8905f228 7675 4832 99d8 a72878920ed6

Fotos: Ascom Semdec

Durante assembleia foram colocadas em pauta a questão de investimentos para iluminação das pontes da cidade, investimentos na manutenção do Museu Dom Avelar, além da solicitação de investimentos para uma infraestrututura mais completa para o Parque Municipal Floresta Fóssil, sítio paleontológico que fica localizado às margens do rio Poti, entre o leito do rio e a Avenida Raul Lopes, única floresta fóssil do Brasil que fica em uma aérea urbana.

Outra pauta exposta foi a questão do Turismo esportivo, que segundo o Vereador Venâncio, representante da Câmara de Municipal no Conselho de Turismo, tem ganhado bastante destaque em Teresina.

“Em pesquisa realizada foi constatado que o evento que teve maior taxa de ocupação na rede hoteleira de Teresina foi o Piocerá. O evento que mais gerou renda na nossa capital foi esportivo, por isso acredito que podemos sediar também grandes eventos esportivos de kart, mountain bike, speed, dentre outros esportes”, afirma o vereador.

Na oportunidade, o Conselho aprovou também a elaboração do novo Plano Municipal de Turismo para Teresina, para o qual os representantes membros terão a oportunidade de apresentar suas sugestões de curto, médio e longo prazo. “O último plano de Teresina, para PDITS, tem mais de 10 anos de elaborado, por isso é preciso ajustar muito do que mudou nesses anos. Com isso, Teresina terá uma perspectiva melhor e mais realista para enfrentar a recuperação da atividade turística, tão afetada pela pandemia”, pontua o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros.

Segundo o Secretário da SEMDEC, Marcelo Eulálio, todas as falas e solicitações apresentadas durante a reunião foram importantes e devem ser levadas em consideração. “Todas as falas são importantes, mas não podem ficar apenas nesse plano, temos que colocá-las em prática. Nesse momento se faz necessário à criação de um grupo, que ficará responsável pelo mapeamento dos pontos turísticos na nossa capital que precisam de investimentos para assim possamos ir atrás dessas diversas parcerias”, finaliza o secretário.

Participaram da reunião os representantes da Secretaria Estadual de Turismo, Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Piauí, SEMAM, SEMEST, UFPI, FCMC, SENAC, Fundação da Hotelaria e Gastronomia, Natur Turismo, dentre outros.

a27fa551 86f1 45e9 af9f f6bbb15f41d5

Deixe um comentário

Veja também...