Crimes virtuais ultrapassam 4.600 registros em 2023 no Piauí

Até o dia 15 de dezembro deste ano, os registros de boletins de ocorrência relacionados a crimes no meio virtual continuaram a crescer no Piauí, alcançando um total de 4.626 ocorrências na Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI). Dentre essas ocorrências, a metade está ligada ao estelionato. Comparando com anos anteriores, os dados da DRCI mostram um aumento de quase mil boletins de ocorrência por ano nessa categoria.

O delegado Humberto Mácola atribui o significativo aumento nos crimes virtuais desde o início da pandemia de Covid-19 ao fato de as pessoas terem ficado mais tempo em casa e aumentado seu uso da internet. Com o isolamento, criminosos que antes atuavam em golpes presenciais tiveram que se especializar em fraudes online. A DRCI tornou-se a segunda delegacia mais demandada no Piauí, perdendo apenas para casos de roubos e furtos de veículos.

A pandemia acelerou a adoção de tecnologias em cerca de 50 anos, conforme destaca o delegado Mácola, destacando a transformação digital nos processos cotidianos, como solicitar empréstimos e financiar carros, que passaram a ser realizados de forma remota, impulsionados pelo uso intensivo de dispositivos móveis.

Deixe um comentário

Veja também...